O Governo do Estado enviou nesta terça-feira (15) à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2026. O Governo do Paraná prevê uma receita total de R$ 82,9...

Responsável por colaborar com a disponibilidade de água, fornecimento de nutrientes para a vegetação e ano combate às mudanças climáticas, o solo é essencial para a vida. Nesta terça-feira (15), Dia Nacional da Conservação do Solo, o Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), reforça algumas orientações sobre a preservação dessas superfícies.
Uma delas é sempre descartar os resíduos em locais apropriados, especialmente o lixo tóxico, como pilhas, lâmpadas, equipamentos eletrônicos e medicamentos vencidos. Quando depositados no solo, esses resíduos podem causar contaminação, prejudicando o fornecimento de água por meio da poluição de lençóis freáticos.
Outro ponto importante é que a vegetação é um elemento essencial para a proteção do solo, evitando a exposição direta da terra e ajudando a evitar processos erosivos. Por isso, plantar espécies nativas é algo que beneficia muito a conservação da superfície. Para isso, a população pode solicitar mudas cultivadas nos 19 viveiros do IAT, seja pelo aplicativo Paraná Mais Verde, disponível na Play Store (modelos Android) e na App Store (modelos iOS), ou por meio de uma solicitação através do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), no endereço www.sga.pr.gov.br.
CUIDE DAS ÁREAS VERDES – Cuidar das áreas com vegetação é outra forma de garantir a conservação do solo. Ao visitar locais como parques, unidades de conservação ou Áreas de Proteção Ambiental, lembre-se de sempre descartar resíduos nos locais adequados e de não remover a vegetação nativa. Além disso, fique atento para participar de ações voluntárias de conservação organizadas nesses espaços, e informe as autoridades ao avistar crimes contra a flora nessas localidades.
“Restaurar solos degradados é algo que leva tempo e necessita de muitos investimentos financeiros. Por isso, para reverter esse cenário, é essencial adotar medidas como a conservação e a restauração de nascentes, de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais (RL), bem como o uso de práticas agrícolas sustentáveis e a criação de áreas protegidas para preservar a biodiversidade. Essas ações ajudam a manter o equilíbrio dos ecossistemas e a saúde do solo”, explica o agente profissional e engenheiro agrônomo do IAT, Guilherme Alex da Costa.
TIPOS DE SOLO NO PARANÁ – De acordo com o núcleo estadual da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, o Paraná possui oito tipos diferentes de solo, classificados tanto conforme características morfológicas, físicas, químicas e mineralógicas quanto pela avaliação os aspectos ambientais, como clima, vegetação, relevo, material originário, condições hídricas, características externas ao solo e relações solo-paisagem.
Desses, cinco são encontrados com maior frequência: o Latossolo, antigo e profundo, está presente em 31% do território, principalmente em relevos mais planos; o Neossolo, um tipo raso e em estágio inicial de evolução, é encontrado em 22% do território, em todas as regiões do Estado; o Argissolo, bastante vulnerável à erosão, está presente em 15,5% do Estado, desde o Litoral até o Noroeste, e possui uma camada superficial de areia e um acúmulo de argila no horizonte subsuperficial; o Nitossolo, presente em 15% do território, principalmente nas regiões com rochas basálticas no Norte, Oeste e Sudoeste, possui agregados que apresentam um brilho característico; e o Cambissolo, pouco espesso e com fertilidade variável, está presente em 11% do Paraná, predominantemente no Sul e no Leste.
Fecham a lista o Gleissolo (1% de ocorrência no Estado), solo acinzentado encontrado próximo de rios e lagos; o Espodossolo (0,5%), encontrado na planície litorânea e altamente arenoso, e o Organossolo (0,5%), de cor escura e grande acúmulo de matéria orgânica, encontrado nas várzeas dos rios Iapó, Alto Iguaçu e Paraná.
Veja Também
FAB abre inscrições para processo seletivo para nível superior
Serão diversas oportunidades para atuação em Organizações Militares de várias cidades do território nacional A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu Processo Seletivo para profissionais de nível superior, para prestação do serviço militar voluntário, em caráter temporário, para...
Governo do Paraná planeja compra de 12 blindados para as polícias
A Secretaria de Segurança Pública do Paraná planeja reforçar a frota com aquisição de 12 blindados para uso em situações extremas. Além de blindagem com proteção contra fogo direto, artefatos explosivos improvisados e minas, o...