O Governo do Estado enviou nesta terça-feira (15) à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2026. O Governo do Paraná prevê uma receita total de R$ 82,9...

A 7ª Conferência Municipal de Curitiba (ComCuritiba) será realizada de 24 a 26 de abril, no Complexo Imap, no Parque Barigui, conforme convocação feita pelo prefeito Eduardo Pimentel no Decreto 1080/2925, publicado na sexta-feira (4/4). O evento é a etapa municipal preparatória para as fases estadual e nacional, conforme determinação do Conselho Nacional das Cidades, do Ministério das Cidades, sob o tema Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social.
Durante a conferência, serão eleitos os delegados e as delegadas responsáveis pela aprovação das propostas para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Serão 320 vagas, distribuídas entre gestores públicos executivos e legislativos (114), representantes de instituições e entidades da sociedade civil organizada ligadas ao desenvolvimento urbano, como movimentos populares (72), entidades sindicais (27), empresários (27), entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa (19), organizações não governamentais (11) e observadores (50).
A etapa municipal é organizada pelo Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), cujos conselheiros também serão eleitos na conferência.
Inscrições
As inscrições para a CoMCuritiba devem ser feitas de 7 a 13 de abril preferencialmente, pelo site do Concitiba ou, alternativamente de forma presencial, no Protocolo do Ippuc (Rua Bom Jesus, 669 – Cabral). Podem se inscrever as entidades de segmentos que tenham atuação na área de desenvolvimento urbano.
No dia 14 de abril, serão publicadas a lista das inscrições deferidas. O prazo de recursos será de 14 a 16 de abril. As informações sobre as regras da conferência, regimento e inscrições podem ser consultadas no site.
O evento
Durante três dias, os participantes da conferência terão oportunidade de debater as propostas que serão defendidas por Curitiba na etapa estadual. Para isso, estão previstas dinâmicas de palestras e discussões temáticas dentro das áreas elencadas pelo Ministério das Cidades.
Dentro dos setores de habitação, saneamento e mobilidade, áreas em que os conselhos municipais têm atuação prioritária, foram definidas questões transversais, como políticas de habitação e regularização fundiária, saneamento e mobilidade urbana, gestão interfederativa, controle social e gestão democrática das cidades, de sustentabilidade ambiental e transição climática, transformação digital e território e segurança pública.
A abertura, na quinta-feira (24/4), às 19h, será feita pelas autoridades e uma palestra magna. Na sexta (25/4), o dia será dedicado aos debates e discussões para elaboração das propostas que serão levadas à apreciação da conferência estadual. Para essa etapa, no sábado (26/4), serão eleitos os delegados e delegadas conferencistas, além do novo quadro de conselheiros do Concitiba.
Veja Também
FAB abre inscrições para processo seletivo para nível superior
Serão diversas oportunidades para atuação em Organizações Militares de várias cidades do território nacional A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu Processo Seletivo para profissionais de nível superior, para prestação do serviço militar voluntário, em caráter temporário, para...
Governo do Paraná planeja compra de 12 blindados para as polícias
A Secretaria de Segurança Pública do Paraná planeja reforçar a frota com aquisição de 12 blindados para uso em situações extremas. Além de blindagem com proteção contra fogo direto, artefatos explosivos improvisados e minas, o...