Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 4 de abril de 2025

Em um dia agitado em todo o mercado financeiro global, o dólar teve a maior alta diária em pouco mais de dois anos e superou os R$ 5,83, e bolsa de valores caiu quase 3% e teve o maior recuo em um dia desde dezembro do ano passado.

Os países emergentes que tinham sido poupados da instabilidade no mercado financeiro global na quinta-feira (3) acompanharam o mercado global e tiveram forte turbulência na sexta-feira. O anúncio de que a China retaliará os Estado Unidos com sobretaxas de 34% desencadeou o receio de uma recessão em escala planetária.

Outros dois fatores afetaram fortemente os países emergentes. O primeiro foi a divulgação de que a economia norte-americana criou 228 mil postos de trabalho em março. Apesar de a estatística ainda não refletir os temores de contração na economia norte-americana, o número veio acima das expectativas e mostra que o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) pode adiar o corte de juros da maior economia do planeta.

A queda no preço internacional do petróleo também atingiu os países produtores de commodities (bens primários com cotação internacional). O barril do tipo Brent, usado nas negociações internacionais, fechou em US$ 64, o nível mais baixo desde 2021. Novamente, houve temor de que a demanda nos Estados Unidos caia após o tarifaço.

* com informações da Reuters – Agência Brasil

Veja Também

Ministro André Mendonça contra a anular Lava-Jato para Palocci

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira, 4, contra a decisão que favoreceu o ex-ministro Antonio Palocci condenado na Operação Lava Jato O voto de Mendonça diverge da manifestação do ministro...