Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 17 de março de 2025

O presidente Donald Trump, alertou nesta segunda-feira, 17, que o Irã será responsabilizado por fornecer arma e munição aos Rebeldes Houthis, e portanto, sofrerá “as consequências” por “cada tiro disparado” em meio aos ataques do grupo terrroristas às operações militares americanas no Mar Vermelho.

Em publicação na rede social Truth Social, o republicano prometeu que o regime iraniano sofrerá “consequências terríveis”.

“Cada tiro disparo pelos Houthis será visto, deste ponto em diante, como um tiro disparado pelas armas e pela liderança do Irã, e o Irã será responsabilizado e sofrerá as consequências, e essas consequências serão terríveis!”.

Que ninguém se deixe enganar!

As centenas de ataques feitos pelos Houthi, os mafiosos e bandidos sinistros baseados no Iêmen, que são odiados pelo povo iemenita, todos emanam e são criados pelo Irã“, escreveu.

De acordo com o Comando Central dos EUA (CENTCOM), os militares seguem realizando operações contra rebeldes “apoiados pelo Irã“.

Segundo o secretário de Defesa, Pete Hegseth, os Estados Unidos seguirão atacando os alvos até que os Houthis encerrem os disparos a navios e drones no Mar Vermelho.

“Essa campanha se concentra na liberdade de navegação e na restauração da dissuasão”, afirmou à Fox News.

Na mesma linha, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse que as operações americanas fazem parte de uma ação coordenada, porque, segundo ele, os rebeldes “estão bloqueando a passagem do transporte marítimo internacional”.

O conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, não descartou a hipótese de atacar o Irã por apoiarem milícias no Oriente Médio: “Todas as opções estão à mesa”.

No último sábado, 15, os exército americano eliminou mais de 30 terroristas, em resposta aos mais de 100 ataques contra navios mercantes com mísseis e drones entre novembro de 2023 a janeiro deste ano.

Veja Também