A Portos do Paraná ampliou em 63% a movimentação de veículos em 2026 e assumiu a vice-liderança nacional nas operações de importação e exportação desse tipo de carga. Entre janeiro e maio, o embarque e...
O prefeito Eduardo Pimentel (PSD) nesta manhã de segunda-feira (17), inicia a ação conjunta entre a prefeitura e governo do estado, com a Operação Integrada de Centro Seguro, na Praça Generoso Marques, que vai fortalecer a segurança da região central da cidade.
Ao todo, cerca de 390 agentes de segurança e 120 viaturas reforçarão o policiamento e o acolhimento social de pessoas em situação de rua no Centro.
A Operação Centro Seguro envolve a Guarda Municipal e as polícias Militar, Civil e Penal. A iniciativa faz parte do Plano de Redesenvolvimento da Região Central, liderado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, e visa combater crimes como roubos, furtos e tráfico de drogas.
O prefeito destacou que a revitalização do Centro será feita em três etapas. As obras de infraestrutura, de calçada, de ruas já começaram. Hoje, tem início o trabalho para a troca de 1.700 luminárias convencionais por LED em 52 ruas. “Mas temos duas ações prioritárias para a população, a primeira é o atendimento e o acolhimento à pessoa em situação de rua, para o qual nós dobramos o efetivo, com novos agentes e veículos”, explicou o prefeito.
Como vai funcionar
A Operação Centro Seguro terá caráter permanente, com reforço nos horários e áreas mais vulneráveis da região central, previamente mapeadas pelas forças de segurança. A operação será dividida em fases. O foco inicial é a identificação de criminosos e no combate aos crimes de furto, roubo e tráfico de drogas, que são mais recorrentes na área.
As ações incluem o cumprimento de mandados, patrulhamento terrestre e aéreo, bloqueios de trânsito e táticos, abordagens policiais, fiscalização de veículos e pessoas, além de acolhimento social para pessoas em situação de rua.
A Guarda Municipal fará patrulhamentos na área central de Curitiba e a Fundação de Ação Social atuará no acolhimento de pessoas em situação de rua, oferecendo tratamento e abrigo. Serão oito equipes circulando por toda a área central. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente intensificará os serviços de limpeza e manutenção dos espaços públicos.
A Polícia Militar ficará responsável pelo policiamento ostensivo preventivo, a Polícia Civil pelas ações de inteligência e a Polícia Penal pelo monitoramento de pessoas privadas de liberdade com tornozeleira eletrônica.
Além disso, a Superintendência de Trânsito Municipal de Curitiba (Setran) fará a fiscalização do trânsito na área e nas imediações.
A operação também conta com o apoio do Ministério Público e do Conselho Comunitário de Segurança.
As Ações Integradas de Fiscalização Urbana (AIFU) também serão ampliadas, com inspeções em estabelecimentos comerciais para garantir o cumprimento das normas de segurança, salubridade e tranquilidade. (Fonte: SMCS; Foto: CuritibaNews).
Veja Também
Jacomar e Nichele são homenageados na Câmara de Curitiba
O supermercado Jacomar e a loja de construção Nichele foram celebrados em Sessão Solene a pedido dos vereadores Jasson Goulart e Tico Kuzma. Na terça-feira passada (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou, com votos de...
Guarda Municipal de Curitiba já prendeu 100 foragidos da Justiça, somente neste ano
No mais recente episódio, homem com mandado de prisão em aberto na Alameda Doutor Muricy, no Centro Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso pela Guarda Municipal na noite desta terça-feira (23/6),...