O prefeito Eduardo Pimentel, nesta sexta-feira (16/5), deu a largada oficial da Copa do Mundo de Escalada Esportiva e coloca Curitiba na história do esporte mundial. É a primeira vez que uma etapa do campeonato,...

Senador do União Brasil recebeu 73 do total de 81 votos, e se elege pela segunda vez
O Senado Federal elegeu neste sábado (1º) o senador Davi Alcolumbre (União-AP), 47 anos, para a presidência da Casa pelos próximos dois anos. O mandato vai até o início de 2027. Esta é a segunda vez que Alcolumbre assume o comando do Senado, após ter presidido a Casa entre 2019 e 2021.
O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito neste sábado (1º) presidente do Senado pelos próximos dois anos, com 73 dos 81 votos. A reunião preparatória começou pouco depois das 10h e, durante as falas dos candidatos, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiraram suas candidaturas. Concorreram ao cargo, junto com Alcolumbre, os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE).
Em sua fala, Davi Alcolumbre se declarou um “defensor intransigente” do diálogo, da construção coletiva e de soluções compartilhadas. “Vocês me conhecem, sabem do meu compromisso verdadeiro com essa instituição e com o Brasil. Acima de tudo, com a população que confia em cada um de nós para representar os seus sonhos e as suas esperanças”, disse. “Para mim, governar é ouvir e liderar é servir. É disso que o nosso país precisa agora. Uma liderança que una e não que divida”. (Fonte: Agência Senado)
Relação com o Planalto
Interlocutores do presidente Lula entendem que o antecessor de Alcolumbre, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atuava como uma “barreira de contenção” à oposição, especialmente aos parlamentares mais bolsonaristas, e que é provável que o novo presidente do Senado não cumpra esse papel.
Entretanto, após ser eleito presidente, Alcolumbre afirmou que pretende “ajudar” o governo em suas pautas e que “nenhum senador” poderá “atrapalhar”.
Trajetória política
Nascido em Macapá (AP), em 19 de junho de 1977, Davi Alcolumbre é casado e tem dois filhos. Filho de um mecânico e de uma empresária, começou a carreira no comércio da família, estudou Economia, mas não concluiu o curso.
Ingressou na política, em 2000, como vereador em Macapá e, desde então, construiu uma carreira de mais de 20 anos no Legislativo:
- 2003-2015: Deputado Federal pelo Amapá.
- 2015: Eleito senador.
- 2019-2021: Presidente do Senado.
- 2022: Reeleito senador.
Alcolumbre começou no PDT, mas migrou para o PFL, que depois se tornou o União Brasil.
Atuação no Congresso
- Câmara dos Deputados:
Durante mais de 10 anos como deputado federal, Alcolumbre teve três projetos próprios transformados em lei e relatou outros dois.
Entre as pautas que votou a favor estão:
✔ Código Florestal (2011)
✔ PEC das Domésticas (2012)
- Senado Federal
A chegada ao Senado marcou uma virada em sua trajetória política. Em 2016, ainda sem grande destaque, votou pelo impeachment de Dilma Rousseff. Nos anos seguintes, ganhou protagonismo e se tornou um dos principais articuladores da Casa. Fonte: G1
Veja Também
Marché du Film: Paraná no maior evento audiovisual do mundo na França
O Paraná está presente na edição de 2025 do Marché du Film, o maior mercado audiovisual do mundo, realizado paralelamente ao tradicional Festival de Cinema de Cannes, na França. Neste ano histórico, em que o...
Marcha para Jesus em Curitiba terá alterações no trânsito, na sexta e no sábado
A 30ª edição da Marcha para Jesus, terá alterações no trânsito de diversas ruas da área central de Curitiba neste final de semana. A partir das 13h30 os participantes vão se reunir na Praça 19...