Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Com o envelhecimento da população e o aumento da longevidade, o mercado de trabalho de cuidador de idosos está em expansão. Tanto famílias como instituições estão em busca de profissionais habilitados para atuar como cuidadores. A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), está com inscrições abertas para a segunda turma do Curso de Cuidador da Pessoa Idosa, uma oportunidade para quem busca uma nova profissão ou precisa aperfeiçoar conhecimentos para atuar nessa área.

Com foco em habilidades práticas, as aulas começam no dia 18 de fevereiro e as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro.

“É uma atividade relevante para Curitiba, que faz jus ao título de Cidade Amiga da Pessoa Idosa pela Organização Mundial da Saúde”, destaca a secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

Profissionais formados

Para a cuidadora Mônica Coelho Alves do Bonfim, a mudança de profissão aconteceu quando precisou parar de trabalhar como administradora financeira de um escritório de advocacia para cuidar da mãe, debilitada pelo Alzheimer. Por seis anos, cuidou dos pais (a mãe faleceu aos 86 anos, em 2024, e o pai tem 93, lúcido e sem problemas sérios de saúde). Quando soube do curso oferecido pela Feas, em 2023, logo se inscreveu.

“Foi um aprendizado intenso, com professores maravilhosos. As aulas teóricas e práticas e o estágio no Hospital do Idoso fizeram toda diferença para atuar na profissão”, disse Mônica, que logo após a formatura, em julho de 2024, começou a trabalhar como cuidadora de uma senhora de 79 anos internada no Hospital do Idoso em decorrência de um AVC.

Atualmente, Mônica tem uma jornada de trabalho em sistema de plantão 12 por 36, dividindo os cuidados da idosa com outra profissional. Segundo ela, o trabalho exige dedicação, resiliência, responsabilidade e muito amor.

“Amo o que faço e divulgo meu trabalho nas redes sociais para estimular outras pessoas a se aperfeiçoarem tecnicamente para assumir esse trabalho essencial para nossos idosos”, revelou, destacando que até pensa em buscar uma graduação na área da saúde no futuro.

Solange Aparecida Gomes também frequentou a primeira turma e elogia a formação que recebeu.

Veja Também