Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 18 de dezembro de 2024

Rede Filantropia divulga palestras confirmadas para o FIFE 2025

A Rede Filantropia divulgou alguns dos temas de palestras já confirmadas para a próxima edição do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE), que vai acontecer de 8 a 11 de abril de 2025, em Curitiba (PR). Com mais de 100 atividades e 90 palestrantes confirmados, o FIFE reúne lideranças, profissionais e interessados no Terceiro Setor e se consolidou como o maior evento de gestão para organizações da sociedade civil (OSCs) no Brasil, oferecendo uma plataforma para troca de experiências, capacitação e networking. Para 2025, o evento mantém o compromisso de discutir os temas mais atuais e relevantes, divididos em seis em eixos: Captação de Recursos, Comunicação e Marketing, Legislação, ESG e ODS, RH e Desenvolvimento Institucional.

A capacitação constante é fundamental para o Terceiro Setor, que responde por 6% do PIB brasileiro e emprega mais de 3 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com estudo feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), por iniciativa do Movimento por uma Cultura de Doação. Além das palestras e debates, o FIFE oferece atividades interativas, como consultorias coletivas, oficinas práticas e uma feira de exposição com soluções voltadas para o setor. “Nosso objetivo é oferecer um espaço que combine aprendizado prático e reflexões estratégicas. Queremos que os participantes saiam do FIFE 2025 com soluções e inspirações que possam ser aplicadas imediatamente nas suas organizações”, afirma Thais Iannarelli, diretora executiva da Rede Filantropia.

Comunicação, Marketing e Captação de Recursos

No eixo de Comunicação e Marketing, os debates abordarão os desafios da comunicação de causas diante das mudanças tecnológicas e climáticas, além de estratégias inovadoras para ampliar a visibilidade das organizações. Parceria com influenciadores digitais para promover a cultura da doação, produção de conteúdo otimizada para buscas no Google, comunicação baseada na esperança e relacionamento com a imprensa serão alguns dos temas de palestras. 

O eixo de Captação de Recursos incluirá a gamificação como ferramenta para campanhas e o uso de publicidade gratuita com o Google Ad Grants. Também serão exploradas estratégias para captação com grandes doadores, definição do perfil ideal de doadores e os aprendizados das organizações brasileiras que atraíram doações milionárias de Mackenzie Scott. Além disso, oficinas práticas ensinarão como estruturar projetos incentivados e mobilizar recursos comunitários.

Gestão e desenvolvimento institucional

O eixo de Desenvolvimento Institucional trará reflexões sobre como fortalecer OSCs por meio de governança, coalizões e compliance. Serão discutidas novas formas de renovar lideranças voluntárias e fomentar a confiança entre organizações, além de apresentar estratégias para potencializar o impacto de comitês representativos no desenvolvimento territorial. Já o eixo de Gestão vai destacar como a inteligência artificial pode ser usada para promover impacto social e melhorar processos dentro das organizações. Serão apresentados modelos de planejamento estratégico para OSCs, aprendizados sobre empreendedorismo no setor e uma pesquisa inédita sobre o uso de IA por profissionais do campo social.

Legislação, contabilidade e RH

No eixo de Legislação e Contabilidade, especialistas abordarão temas como prestação de contas de editais públicos, fusões e cisões no Terceiro Setor, desafios tributários e conformidade para parcerias internacionais, além de uma discussão sobre como a contabilidade como a contabilidade pode potencializar o impacto social a partir do case da COP30.

A programação de RH incluirá temas como saúde emocional dos profissionais do setor, estratégias para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a importância das soft skills para transformar a empregabilidade. Também serão apresentados debates sobre liderança, autonomia em equipes autogerenciáveis e o papel da felicidade no ambiente de trabalho.

ESG, ODS e elaboração de projetos

O eixo de ESG e ODS vai explorar como as OSCs podem alinhar suas práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à agenda ESG das empresas. Entre os temas estão investimentos sociais privados, estratégias de captação alinhadas ao ESG e o impacto da sustentabilidade nos projetos sociais. Por fim, no eixo de Elaboração de Projetos, os participantes terão acesso a oficinas práticas que incluem desde a gestão de custos até a criação de projetos sociais voltados para populações específicas, como comunidades quilombolas. Ferramentas ágeis e o uso de tecnologia, como o ChatGPT, também estarão entre os tópicos discutidos.

FIFE 2025
8 a 11 de abril 
Curitiba (PR)  
Inscrições em www.filantropia.ong/fife

Sobre a Rede Filantropia

Fundada em 2002, a Rede Filantropia é uma plataforma que tem como foco fortalecer as organizações sociais do Brasil e contribuir para a profissionalização do Terceiro Setor por meio de capacitações e da disseminação do conhecimento técnico em gestão. A Rede disponibiliza diversos materiais, como: revista especializada, artigos técnicos, cursos on-line, seminários, videoaulas, treinamentos, e-books, webinars, entre outros. São mais de 112 mil pessoas inscritas na plataforma, além de mais de 2,2 mil organizações associadas.

Veja Também