Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 21 de novembro de 2024

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu mais uma pesquisadora ucraniana para o desenvolvimento de pesquisas. Svitlana Borysenko foi recepcionada pela instituição nesta semana na Sala dos Conselhos, Câmpus Uvaranas. Bolsista do Programa Paranaense de Acolhida a Cientistas Ucranianos, ela irá atuar na Pós-Graduação em Ciências da Saúde pelos próximos dois anos.

Svitlana veio acompanhada de seu filho, Hlib, de 8 anos. Antes de chegar ao Paraná, ela morou por três anos na Polônia. “Antes disso, morávamos na cidade de Dnipro [cidade a 477 Km da capital Kiev], que fica a leste da Ucrânia, perto da linha de batalha. Mas nossa cidade ainda não está ocupada”, afirmou. Enquanto morava no seu país natal, ela trabalhava na Universidade Estadual de Dnipro. O objetivo, agora, é dar continuidade aos estudos desenvolvidos na sua dissertação de Mestrado.

O programa do qual Svitlana é bolsista é promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com o objetivo de prestar acolhimento aos pesquisadores e suas famílias, integrando-os socialmente, a partir da vivência acadêmica e social.

Durante a cerimônia de boas-vindas, o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, ressaltou a satisfação da universidade em receber mais uma pesquisadora ucraniana. Em dezembro de 2022, Lesia Zolota chegou à instituição por meio da mesma iniciativa. “Estamos felizes em receber a Svitlana e seu filho aqui, pois este programa é muito interessante para a ciência da UEPG e para o Paraná”, disse.

Veja Também