Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 13 de maio de 2024

O Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, comemora três anos nesta terça-feira (14/5) como um dos espaços públicos mais frequentados da cidade. Aliando cultura, meio ambiente, turismo e lazer, o local reúne um precioso acervo de obras do escultor João Turin, que é o fio condutor das demais atividades que movimentam o espaço.

Em três anos, o Memorial Paranista recebeu aproximadamente 170 mil visitantes, atraídos pelas exposições de arte, pelo paisagismo e pelas esculturas monumentais de Turin que compõem o Jardim das Esculturas. Um dos atrativos é o Ateliê de Escultura, onde são criadas e produzidas inúmeras peças que depois são instaladas em parques, praças e logradouros públicos.

O ateliê é um grande centro de produção de obras de arte. No momento, pelo menos 15 esculturas estão sendo trabalhadas, entre elas, o Pegasus, que será a maior escultura em bronze ao ar livre da cidade. A obra, o cavalo alado da mitologia grega, será instalada no Parque Tanguá. Possui 3,6 metros de comprimento (do focinho às patas) por 4 metros de largura (de uma asa a outra).

Em três anos, o Ateliê de Escultura produziu 21 novas peças e realizou 23 restauros e manutenções. Nesse período, algumas das mais significativas foram o relevo do rosto do urbanista Jaime Lerner, inaugurado na Ópera de Arame; a obra 200 Anos da Independência, no Memorial de Curitiba; No Exílio, releitura de uma escultura de João Turin que se encontra no Jardim das Esculturas do Memorial Paranista; a escultura de Enedina Aves Marques, primeira engenheira negra do Brasil, na Avenida Luiz Xavier; e a do jogador Barcímio Sicupira, saudoso craque do Athletico Paranaense, inaugurada na última sexta-feira na Praça Afonso Botelho.

Arte educação

O Memorial tem também uma intensa atividade de arte educação, com oficinas gratuitas e visitas guiadas para crianças da rede pública de ensino e para o público em geral. Nesse período, mais de 6.316 mil pessoas participaram das atividades, que incluem cursos de pintura, escultura, desenho, modelagem em argila, colagem, laboratório de pigmentos e muitas outras opções do universo da arte.

O Teatro Cleon Jacques, que em julho de 2023 completou 25 anos de existência, está incorporado ao complexo cultural e também contribui para movimentar o espaço com espetáculos de música, dança e teatro.

Um espaço cultural tão completo chama a atenção pela sua beleza e modernidade, o que tem atraído produções audiovisuais que fazem do Memorial o cenário de filmes, como o do filme em produção Traição entre Amigas, do diretor Bruno Barreto. FONTE: Comunicação PMC

Veja Também