O Governo do Estado enviou nesta terça-feira (15) à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2026. O Governo do Paraná prevê uma receita total de R$ 82,9...

O Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, comemora três anos nesta terça-feira (14/5) como um dos espaços públicos mais frequentados da cidade. Aliando cultura, meio ambiente, turismo e lazer, o local reúne um precioso acervo de obras do escultor João Turin, que é o fio condutor das demais atividades que movimentam o espaço.
Em três anos, o Memorial Paranista recebeu aproximadamente 170 mil visitantes, atraídos pelas exposições de arte, pelo paisagismo e pelas esculturas monumentais de Turin que compõem o Jardim das Esculturas. Um dos atrativos é o Ateliê de Escultura, onde são criadas e produzidas inúmeras peças que depois são instaladas em parques, praças e logradouros públicos.
O ateliê é um grande centro de produção de obras de arte. No momento, pelo menos 15 esculturas estão sendo trabalhadas, entre elas, o Pegasus, que será a maior escultura em bronze ao ar livre da cidade. A obra, o cavalo alado da mitologia grega, será instalada no Parque Tanguá. Possui 3,6 metros de comprimento (do focinho às patas) por 4 metros de largura (de uma asa a outra).

Em três anos, o Ateliê de Escultura produziu 21 novas peças e realizou 23 restauros e manutenções. Nesse período, algumas das mais significativas foram o relevo do rosto do urbanista Jaime Lerner, inaugurado na Ópera de Arame; a obra 200 Anos da Independência, no Memorial de Curitiba; No Exílio, releitura de uma escultura de João Turin que se encontra no Jardim das Esculturas do Memorial Paranista; a escultura de Enedina Aves Marques, primeira engenheira negra do Brasil, na Avenida Luiz Xavier; e a do jogador Barcímio Sicupira, saudoso craque do Athletico Paranaense, inaugurada na última sexta-feira na Praça Afonso Botelho.
Arte educação
O Memorial tem também uma intensa atividade de arte educação, com oficinas gratuitas e visitas guiadas para crianças da rede pública de ensino e para o público em geral. Nesse período, mais de 6.316 mil pessoas participaram das atividades, que incluem cursos de pintura, escultura, desenho, modelagem em argila, colagem, laboratório de pigmentos e muitas outras opções do universo da arte.
O Teatro Cleon Jacques, que em julho de 2023 completou 25 anos de existência, está incorporado ao complexo cultural e também contribui para movimentar o espaço com espetáculos de música, dança e teatro.
Um espaço cultural tão completo chama a atenção pela sua beleza e modernidade, o que tem atraído produções audiovisuais que fazem do Memorial o cenário de filmes, como o do filme em produção Traição entre Amigas, do diretor Bruno Barreto. FONTE: Comunicação PMC
Veja Também
FAB abre inscrições para processo seletivo para nível superior
Serão diversas oportunidades para atuação em Organizações Militares de várias cidades do território nacional A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu Processo Seletivo para profissionais de nível superior, para prestação do serviço militar voluntário, em caráter temporário, para...
Governo do Paraná planeja compra de 12 blindados para as polícias
A Secretaria de Segurança Pública do Paraná planeja reforçar a frota com aquisição de 12 blindados para uso em situações extremas. Além de blindagem com proteção contra fogo direto, artefatos explosivos improvisados e minas, o...