Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 19 de março de 2024

O programa Linhas do Conhecimento, que transforma Curitiba em uma imensa sala de aula, iniciou as atividades de 2024 com 14 propostas pedagógicas inéditas para crianças e estudantes da rede municipal de ensino. Entre os novos temas – que começam a ser trabalhados a partir desta terça-feira (19/3) – estão mudanças climáticas, tecnologia e inovação, patrimônio e história de Curitiba, alimentação saudável, esportes e cidadania.

A turma do pré II do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Moradias Olinda, no Sítio Cercado, foi uma das primeiras a participar da programação deste ano, que terá 1.500 ações em diferentes espaços da cidade, como museus, parques, praças. A experiência de meninos e meninas foi na Escola Municipal de Sustentabilidade, no Pilarzinho, cuja programação anual também teve início nesta terça-feira.

As crianças participaram de um desafio de aprendizagem em meio à natureza.

“Eu vi um pato, o primeiro de verdade que eu vi na vida. Achei divertido porque só tinha visto gato e cachorro”, disse Helena Beatriz Assunção, de 5 anos, entusiasmada com o que vivenciou na atividade.

O coleguinha de turma, Samuel Prudente, de 5 anos, usou a lupa que recebeu durante a atividade para observar plantas e insetos que encontrou no caminho, na ampla área de mata nativa transformada em sala de aula. “Eu amei ver a lagartixa, achei divertido ouvir os barulhos dos bichos e até adivinhei o som de um”, contou Samuel.

Novos espaços

A retomada do programa levou cerca de 300 estudantes para aulas de campo. As atividades pedagógicas também aconteceram na Torre Panorâmica e no Centro Histórico da cidade, no Largo da Ordem.

Entre os novos espaços que receberão os estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba neste ano estão a Casa de Leitura Miguel Cervantes (Praça da Espanha), Centro Cultural PUCPR (Prado Velho), Casa Romário Martins (São Francisco), Solar do Barão (Centro). VEJA AQUI a lista completa.

Mais de 309 mil curitibinhas já participaram do Linhas do Conhecimento. Desde 2017, o programa promove práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, Faróis do Saber e Inovação, parques e praças.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o Linhas contempla todas as escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

“Esse programa foi instituído com a intenção de fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade e o pertencimento. Com o Linhas, a cidade é uma sala de aula a céu aberto”, explica a secretária.

Já foram ofertadas 213 ações diferentes, que beneficiaram 309,7 mil crianças e estudantes e 32,8 mil professores.

Sala de aula

De acordo com Gustavo Leandro de Siqueira Prestini, coordenador do Programa Linhas do Conhecimento na Secretaria Municipal da Educação, todas as propostas oferecidas estão atreladas ao conteúdo pedagógico, ao currículo da sala de aula e têm entre os objetivos desenvolver na criança e no estudante o sentimento de pertencimento à cidade junto ao aprendizado.

“A partir do momento em que conhecem esses espaços, entendem para que eles servem e desenvolvem o sentimento de pertencimento, querem preservar desses locais”, diz Prestini.

Escola Municipal de Sustentabilidade

A Escola Municipal de Sustentabilidade, segundo o coordenador, foi escolhida para abrir a programação anual por ser a maior rota do programa, com 147 ações agendadas. “É um espaço muito importante porque uma das vertentes do programa também é a sustentabilidade”, reforça.

Sala de aula verde

No ano passado, as trilhas de aprendizado desenvolvidas na Escola Municipal de Sustentabilidade foram sobre a importância da água. Neste ano, explica a coordenadora do Núcleo de Gestão em Educação Ambiental (NGEA), Marise Jeudy Moura de Abreu, a temática será mudanças climáticas.

“As lições sobre sustentabilidade acontecem em uma sala de aula verde. Todo o espaço do Bosque Zaninelli nos permite correlacionar temáticas muito importantes na perspectiva socioambiental”, diz Marise. 

Na Escola Municipal de Sustentabilidade são promovidas ações intersetoriais entre as secretarias municipais da Educação e do Meio Ambiente voltadas à formação socioambiental de estudantes, crianças, profissionais e servidores, além de toda a comunidade e visitantes.

As crianças do CMEI Moradias Olinda participaram da atividade acompanhadas das professoras de educação infantil Thalita Carolina de Oliveira e Patrícia Modler. No retorno ao CMEI, a turminha vai seguir com atividades já programadas pelas professoras para ampliar os aprendizados iniciados no bosque.

“A aula de campo completa uma série de experiências que já estamos trabalhando com eles no CMEI. A limpeza da Praça Emirados Árabes, próxima ao CMEI, e a construção de brinquedos com materiais recicláveis serão os próximos passos”, contou a professora Thalita.

Novidades

Todo ano o programa amplia as possibilidades pedagógicas, com novas propostas. Veja as novidades para 2024:

  • Centro Cultural PUCPR
  • Exposição Fernanda Castro Centro Cultural PUCPR
  • Casa Estrela Centro Cultural PUCPR – Exposição Poty 100 anos
  • Centro Cultural PUCPR
  • Centro de Realidade Estendida PUCPR
  • Casa de Leitura Miguel Cervantes
  • Centro Cultural PUCPR
  • Casa Romário Martins
  • Solar do Barão

Veja Também