O deputado Goura, durante a seção da Assembleia Legislativa, apresentou várias denúncias gravíssimas contra a empresa Viação Graciosa, que foi autuada em menos de uns anos, mais de 10 vezes pelo Departamento de Estradas e...

O presidente estadual do Patriotas, Nivaldo Ramos, que é pré candidato a Prefeito de Curitiba nas eleições municipais de 2024, vai apresentar em seu plano de Governo, a implantação de metrô aéreo em toda a extensão da Linha Verde, sem ônus para o muncípio.
O metrô em Curitiba é promessa de campanhas de vários prefeitos, e não acontece, não por falta de vontade política, mas, porque o custo de implementação subterrânea é exorbitante e há lençois freáticos que poderia inviabilizar o projeto.
No entanto, será possível se for um sistema de metrô aérea, que não impacta o meio ambiente. O modal atual poderá ser mantido paralelo, um corredor de ligação Norte-Sul das linhas metropolitana, utilizando ônibus elétricos, que será inclusive, um meio de integração mais rápido entre Curitiba e os municípios de Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Colombo, Fazenda Rio Grande e Araucária.
Segundo Nivaldo, o objetivo é o desafogamento viário do local, sendo o metrô também uma lacuna para diminuir o alto fluxo de transporte coletivo terrestre.
O projeto mais audacioso ainda, pois ele quer fomentar o Turismo sob trilhos na Capital, fazendo com que o veículo férreo aéreo tenha passagens por um dos mais visitados pontos turísticos de Curitiba – o Jardim Botânico, que terá uma estação ecológica específica para o turista ou usuário desembarcar e aproveitar uma bela paisagem. “É um grande anseio ver as ruas de Curitiba com menos congestionamentos e menos poluição provocada por motores de veículos e ônibus. Se colocarmos o metrô aéreo, desafogaremos o tráfego e ainda teremos um veículo futurista e que seja bem mais sustentável que os demais utilizados atualmente”, explicou Nivaldo Ramos.
Um fator importante que Nivaldo cita, é que o custo desse modal, bem como sua implantação será feito através de um consórcio sem contra partida do município. “E um formato de contração que já é sucesso no exterior e tem dado certo. Já que somos uma capital modelo para o mundo, por que não adotar também.
Há grande possibilidade de participação de empresas internacionais especializada na área metroviária, que tem interesse em investir na Capital paranaense. O município vai licitar, e a empresa contemplada arca com todos os custos de implantação, e terá em contra partida o direito de explorando o serviço em regime de comodato por 20 anos. A após vencimento do contrato de comodato, será feito nova licitação para a continuidade da manutenção do sistema, o que poderão ter as tarifas ainda mais reduzidas no futuro”, reforçou o presidente do Patriotas.
Veja Também
Vídeo inédito de 8 de Janeiro, mostra conselho do Papa Francisco, “Aprendam a escutar”
O vídeo inédito foi gravado em 8 de janeiro, um mês antes da internação, as imagens mostram o pontífice em trajes informais. A gravação foi divulgada apenas neste fim de semana, compartilha o último conselho...
Concurso Nacional Unificado vai oferecer mais de 3,3 mil vagas para 35 órgãos federais
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou, nesta segunda-feira (28/4), que o próximo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá 3.352 mil vagas. Ao menos 35 órgãos federais, visto que terá carreiras...