Chancelaria israelense responsabiliza incitamento antissemita por assassinato de diplomatas em Washington e reafirma missão diplomática global O Ministério das Relações Exteriores de Israel reagiu nesta quinta-feira, 22, ao assassinato de dois de seus jovens diplomatas...

O Bosque Alemão, no bairro Vista Alegre, completa 27 anos nesta quinta-feira (13/4). O espaço foi inaugurado em 1996, na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito de Curitiba. O local passa por obras de revitalização e acessibilidade, mas continua sendo um convite para contemplação de áreas verdes e da história dos imigrantes da cidade.
Pela primeira vez em Curitiba, o professor e pastor Jonatas Escote e sua esposa, a estudante Charis Escote, vieram de Manaus, no Amazonas, para conhecer a cidade. “A ideia inicial era ir a São Paulo em um voo que fazia escala na capital paranaense. Não conseguimos comprar e acabamos optando por vir direto e passear em Curitiba”, conta Jonatas.

Estar em um espaço verde em meio a uma área residencial chamou a atenção do grupo, formado ainda pela amiga do casal, a dentista Anna Paula Sampaio. “É notável como a cidade consegue manter parques e bosques em diversos bairros, em meio aos prédios e casas”, comentou Anna.
Em função das intervenções de melhoria da acessibilidade, algumas áreas ficam interditadas, como é o caso do caminho que leva à Casa Encantada e a escadaria da Torre dos Filósofos. Mas a área do mirante, a parte externa do Oratório de Bach e o café podem ser frequentados normalmente.
Vindos de Jacareí, São Paulo, o comerciante João Dias Neto, e sua esposa, a professora Luciane Alves Pires Dias, aproveitaram a vista do mirante para fazer algumas fotos. É a segunda vez dos turistas em Curitiba em dez anos e eles já pretendem voltar com o filho. Os parques e bosques entraram no roteiro do passeio, planejado após uma volta pela Linha Turismo, conforme contou Luciane.
“Gostamos muito dessa característica da cidade, da quantidade de parques e jardins que podemos visitar. E todos com algum significado, como a homenagem às etnias”, completou João.
Com uma área de 38 mil metros quadrados, o Bosque Alemão fica entre as ruas Francisco Schaffer, Nicolo Paganini e Franz Schubert e funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 20h.
Cenário do Natal de Curitiba

Em dezembro, o espaço fica ainda mais especial, já que ganha decoração temática e programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. É lá que acontece, também na época, no Dia de São Martinho, a celebração alemã da Festa das Lanternas, momento em que pais e filhos seguem em procissão com suas lanternas, atrás de São Martinho em seu cavalo branco.
Acessibilidade
Os trabalhos de melhoria da acessibilidade começaram em janeiro e devem ser finalizados em meados deste segundo semestre. Já foram iniciadas as obras das contenções de concreto (muro de arrimo) ao longo da pista de caminhada e as adequações na Casa Encantada, onde normalmente acontecem as contações de histórias das bruxas, e no Oratório de Bach. Os espaços ganham sanitários adaptados e melhorias nos pisos e escadas.
A próxima etapa, explica o diretor de Parques e Praças da Secretaria do Meio Ambiente, Giovando Romanine, vai consistir na pavimentação da pista de caminhada, para substituir a atual de paralelepípedos. “Além disso, serão implantadas rampas para atender as normas de acessibilidade”, completa.
Está prevista, também, a recuperação das 12 estações do conto “João e Maria”, com a substituição dos troncos de eucalipto; e a execução de uma passarela de madeira de 90 metros, como opção à escada que liga as partes de baixo e de cima da Casa Encantada, externamente.
Enquanto a Casa Encantada recebe melhorias, as bruxas do Bosque Alemão passam uma temporada no Parque Barigui.
Veja Também
Prefeito Eduardo Pimentel anuncia plano de contingência para atendimento de casos respiratórios em Curitiba
O prefeito Eduardo Pimentel participou, nesta quinta-feira (22/5), de reunião técnica da Secretaria Municipal da Saúde, quando foi apresentado o cenário epidemiológico da cidade e o planejamento de ações do plano de contingência para atendimento...
Projeto ajusta Código Florestal de Curitiba à lei federal da Mata Atlântica
Alterações afetam o corte de vegetação nativa em imóveis de Curitiba e atualizam exigências no licenciamento ambiental A Câmara de Curitiba analisa um projeto de lei que atualiza o Código Florestal Municipal para adequá-lo à...